imagem da secção
Outras Actividades
Derivas Artísticas - Programa de Actividades Pegagógicas
linha
imagem para Outras Actividades - Derivas Artísticas
PROGRAMA EDUCATIVO | Circular Associação Cultural



CORPORALIDADE, TEMPORALIDADE E PENSAMENTO

Escola Secundária José Régio
8 de Novembro 2019 - 23 de Março de 2020


Este projecto dirige-se a alunos do ensino secundário e configura-se através de um conjunto de aulas que problematizam as formas como experienciamos o corpo através das suas transformações, das suas articulações no espaço público e privado, da circulação permanente das suas imagens e representações. Os tópicos abordados em cada aula interligam diferentes disciplinas e produzem focos de atenção que tentam permitir a disseminação de olhares em torno do papel do corpo na história, na actualidade, na cultura contemporânea e na prática artística. Cada aula parte da observação ou investigação em torno de fenómenos culturais e políticos, na tentativa de examinar o corpo enquanto elemento disruptivo na vida social, no discurso e nas relações que estabelecemos com os outros e com o mundo ao qual pertencemos. Este ciclo de aulas dialoga com a área de educação para a cidadania e conta com o apoio de professores locais ligados a diversas disciplinas como história, filosofia, artes visuais, economia ou multimédia.

Aulas/intervenções e convidados: The Roof is on Fire, com Juan Luis Toboso; Eu sou um outro, com José Maia; ‘de submisso a político – o lugar do corpo negro na cultura visual’, com Melissa Rodrigues; Por uma ecologia da experiência estética, activação e fracasso do corpo colectivo, com Gabriela Vaz-Pinheiro; Corpo e trabalho, com Luisa Veloso; Campos cruzados e abertos entre performance e documentação, com Rita Castro Neves.

Coordenação: Joclécio Azevedo | Produção: Circular Associação Cultural | 
Iniciativa no âmbito do Programa Educativo da Circular Associação Cultural




OFICINAS E ESPECTÁCULO LUSCO-FUSCO PARA ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2018 com o 1.º ciclo do Ensino Básico, a Circular propõe em 2019 duas actividades complementares: a realização de uma Oficina e a apresentação de um espectáculo infantil. Dirigido a turmas das Escolas EB1 de Azurara, EB1 Bento de Freitas e EB1 da Junqueira, este projecto propõe estimular a aproximação dos mais jovens às práticas performativas e promover a participação cultural através de actividades lúdicas e reflexivas.

I - OFICINA LUSCO-FUSCO orientada por Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira
Escolas EB1 de Azurara, EB1 Bento de Freitas e EB1 da Junqueira
11 e 12 Novembro 2019


Conteúdos da oficina a partir dos objetivos do espectáculo:
Parte I – à volta das palavras e da filosofia delas | Parte II – à volta dos objectos e da magia do lusco fusco
______

II - ESPECTÁCULO INFANTIL "LUSCO FUSCO" de Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira
13 Novembro 2019, 10:30 + 15:00, Auditório Municipal de Vila do Conde
Sessões escolares com Escolas EB1 de Azurara, EB1 Bento de Freitas e EB1 da Junqueira


Lusco-Fusco surge de um desejo de partilhar uma experiência sobre o vazio e o que ele pode conter. O vazio só contém ar! e o aborrecimento? como é o vazio de estar tudo tão cheio que não encontramos nada? será uma incubadora de acontecimentos? uma descoberta partilhada da matéria e do corpo em que a luz e a transição do tempo nos mostram o que há́ para ver numa relação de escala entre nós – o mundo e os inversos.  

[TEASER]

Ficha técnica
Direcção e Interpretação Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira Dramaturgia Joana Bértholo Direcção Plástica Rita Westwood Sonoplastia Filipe Lopes Figurinos Jordann Santos Desenho de Luz Cárin Geada Voz off Eduardo Rego Produção Executiva Circular Associação Cultural Agradecimentos Constança Carvalho Homem, Amora Gonçalves Caldeira, Sílvia Barbosa e Luís Filipe Silva Coprodutores Teatro Municipal do Porto, São Luiz Teatro Municipal, Comédias do Minho, Circular Associação Cultural, Teatro Aveirense
Classificação etária: M6 | Duração do espectáculo: 50’


Biografias Filipe Caldeira e Catarina Gonçalves

Organização: Circular Associação Cultural | Parcerias: Escola EB1 Azurara, Escola EB1 Bento de Freitas, Escola EB1 da Junqueira, Junta de Freguesia de Azurara, Junta de Freguesia da Junqueira, Junta de Freguesia de Vila do Conde. A Circular Associação Cultural conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa/Cultura, Direcção-Geral das Artes. Iniciativa no âmbito do Programa Educativo da Circular Associação Cultural ___________________________________________________________________________________________

DOCUMENTÁRIO "REVOADA" DE EVA ÂNGELO

Sinopse:

Deambulamos pelos caminhos da educação, da arte e da cidadania e percebemos que assistir ao exercício do pensamento, enquanto prática da inteligência e na sua dimensão poética, pode ajudar à transformação.

Este documentário resulta da vontade de partilhar e assim facilitar o acesso ao pensamento de Álvaro Laborinho Lúcio.

Aqui a forma como se diz, o que se diz, é mobilizadora da alma e potenciadora do agir.

Importa ir. Importa que lutemos por aquilo em que acreditamos e “que não nos apeemos cedo de mais”. Importa que façamos os caminhos apesar das pedras e com as pedras.

O rigor e o entusiasmo das convicções que aqui se apresentam são proporcionais à disponibilidade para reconhecer que outras podem ser melhores.

Esta forma de dizer o mundo, de se referir a ele, de mudar de sítio aquilo que por hábito se instalou e deixou de nos interpelar, dá lugar ao espanto e assim torna visível e cria outras possibilidades, outras paisagens, reacendendo as perguntas, o pensamento e a ação.

Magda Henriques

*Revoada: refere-se a um voo conjunto e a um retorno à raiz. Em sentido figurado significa também ensejo e oportunidade. Tomamos a revoada, enquanto momento inesperado, desconcertante e belo para aludirmos ao encontro com Álvaro Laborinho Lúcio.

[TRAILER]

Revoada - Portugal, 2013-2017, Doc, [ProRes, Cor, 47´]

Realização e Montagem: Eva Ventura Ângelo | Pós-Produção Áudio: Quico Serrano | Programação e participação especial: Magda Henriques | Produção: Circular Associação Cultural | A Circular é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura/Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Vila do Conde | Apoio: Delta Cafés | Agradecimento especial a Álvaro Laborinho Lúcio | Agradecimentos a Dina Magalhães e Paulo Vasques, a Carmen Calisto e Inês Andrade. Aos jovens e adultos, nas conversas e debates, Academia Contemporânea do Espectáculo, Casa do Professor em Braga, Casa da Escrita em Coimbra. A Maria Ana Krupenski, Sr. Fernando, Henrique Caetano e Sónia Ângelo.